- Área: 412 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alessandro Crinari, Giorgio Marafioti
-
Fabricantes: Bulthaup, Fils, Schenker Storen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeta-se essa residência em um terreno encantador, nas colinas que posam como a coroa de Lugano, uma cidade suíço-italiana que conta com uma vista impressionante estendendo-se desde o lago de Lugano até as montanhas da alta Capriasca.
Os critérios e a materialização da sua inserção foram objetos de longa reflexão.
A peculiar morfologia entre o terreno e a orientação, naturalmente em direção ao lago, nos convenceu a desenhar um bloco compacto que evitasse o acesso na parte posterior, permanecendo completamente aberto nos três lados restantes, priorizando o panorama.
Concebido como um monólito, foi posteriormente escavado onde era necessário esculpir os vazios designados para a habitação.
Sobre a materialidade, a opção da cor para revestir o concreto é negra, utilizando fôrmas de madeira muito ásperas; não somente nas fachadas, mas também para escavar os vazios habitáveis.
Alcançar tal resultado não foi uma tarefa simples; somente foi possível por meio de uma ampla colaboração com engenheiros químicos e outros especialistas competentes na manipulação de materiais. Graças aos esforços de todos, após muitas tentativas, conseguimos o resultado desejado.
Apesar da opacidade material, as grandes aberturas permitem que a luz abundante invada suavemente seu interior e seja difundida por todas as partes.
A escada esculpida acentua deliberadamente a atmosfera escavada da grande massa.
Prestou-se especial atenção no paisagismo que, graças a grande sensibilidade do nosso arquiteto, exalta nossa escolha de pano de fundo, chamando atenção para um solitário bloco imerso no verde.
A residência, finalizada em 2013, é habitada por uma família de quatro pessoas.